Capa - Anais 2011É com muito orgulho e satisfação que o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais torna público os anais do primeiro encontro nacional que deu vida à proposta do IPDMS, em 2011, em São Paulo.

O I Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais ocorrido entre 28 e 30 de abril, na USP, foi momento decisivo para a constituição do IPDMS. Lá se decidiu que um ano depois, em 2012, realizaríamos nossa assembléia de fundação, na Cidade de Goiás, para homenagear a formatura da primeira turma do PRONERA em direito.

Os Anais do I Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais: 28 a 30 de abril de 2011 – São Paulo, SP contam com 11 trabalhos dedicados à temática “direitos e movimentos sociais”, bem como com a memória fotográfica do I seminário, além de textos de divulgação do mesmo. Quem prefacia a publicação é Ney Strozake, do setor de direitos humanos do MST e um dos principais articuladores do evento.

Além disso, nos anais encontra-se uma homenagem especial a Roberto Galvão Faleiros Júnior, pesquisador paulista que esteve presente no seminário, mas que nos deixou, em 2014, por razão de grave acidente automobilístico. A homenagem consiste em reunião de textos de despedida de amigos, familiares e entidades, que circularam ano passado.

O livro virtual foi organizado, em 2015, por Luiz Otávio Ribas e Ricardo Prestes Pazello e representa um resgate histórico importante da já intensa, ainda que recente, trajetória do IPDMS.

Uma boa leitura a todas e todos!

Bob Faleiros, presente!