O IPDMS, em parceria com o Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (NEP – UFPB) e o Grupo de Pesquisa Marxismo, Direito e Lutas Sociais (GPLutas – UFPB) promove no segundo semestre de 2016 o Curso de Introdução à Assessoria Jurídica Popular, realizado no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. O objetivo do curso é aprofundar a compreensão teórica de estudantes ligados ao NEP sobre o tema ao longo de 5 encontros quinzenais em três módulos.

O primeiro módulo ocorreu em setembro, discutindo “O que é Assessoria Jurídica Popular” a partir de dois textos: o primeiro, Assessoria Jurídica Popular: um conceito, um movimento, de Ana Lia Almeida; o segundo, Direito insurgente de movimentos populares na América Latina de Luiz Otávio Ribas e Ricardo Prestes Pazello. O segundo módulo abordou algumas “Experiências em AJP”, debatendo textos de autoria coletiva do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (NAJUC – UFC), do Núcleo de Assessoria Jurídica de Ribeirão Preto (NAJURP – USP) e também do grupo as Marias (UFPB).

O terceiro e último módulo acontecerá na segunda semana de novembro, e discutirá trabalhos produzidos pelo NEP – Flor de Mandacaru.

foto-curso-introducao-a-ajp