O Grupo de Trabalho Criminologia Crítica e Movimentos Sociais, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), convida a comunidade acadêmica, pesquisadoras e pesquisadores, militantes de movimentos sociais e todas e todos que se engajam as causas anti-proibicionistas e anti-prisionais a enviar artigos para o dossiê “Crítica do controle sócio-penal na América Latina e a construção de alternativas e resistências”, sob a coordenação das professoras Carla Benitez Martins e Marília de Nardin Budó e do professor Homero Bezerra Ribeiro, que será publicado no v.3, n. 2, jul./dez. 2017, da InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais.

Nas últimas décadas, observamos, em todo o globo, um fortalecimento tão inédito quanto inesperado das instituições de controle penal. Essa etapa coincide com transformações latentes na ordem social capitalista, marcada por um fortalecimento de posicionamentos políticos profundamente conservadores, reforçando o patriarcado, e por consequência o machismo, a LGBTfobia, o racismo e a xenofobia. Nesse contexto, o dossiê objetiva reunir trabalhos que tracem reflexões sobre esse fenômeno desde as suas especificidades latino-americanas.

Interessa-nos trabalhos de cunho teórico e empírico, focados no debate do controle penal no capitalismo dependente latino-americano e outros atravessamentos estruturais, como os de raça e de gênero. Serão bem-vindos trabalhos que contribuam em análises de temáticas componentes desse processo, bem como em estudos de casos e proposições de resistência ao posto, tais como: criminalização dos movimentos sociais populares; a mulher e o sistema penal (mulheres encarceradas, aborto, violência doméstica, etc); LGBTfobia e sistema penal; racismo e o sistema penal; análise crítica das penas alternativas; política criminal alternativa; geopolítica de drogas; criminalização da juventude; medidas de segurança (luta antimanicomial).

Prazo de submissão de trabalhos: de 26/07/2017 a 02/10/2017.

Outras informações, acesse: http://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/index

A Revista também recebe artigos de outros temas em fluxo contínuo.