9º Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais – Pesquisa e movimentos sociais na retomada do Brasil

A secretaria nacional do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) vem por meio deste edital convocar a presente CHAMADA DE ARTIGOS E PÔSTERES para o 9º Seminário “Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais”, a ocorrer entre os dias 23 e 26 de agosto de 2023, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Realizada pela primeira vez em Minas Gerais, a 9ª edição do seminário acontecerá no ano pós eleições e da retomada democrática do Brasil. Com o intuito de refletir e elaborar sobre o atual momento da crise estrutural mundial no Brasil e de reconstrução de projetos de resistências e alternativas, o seminário é um espaço voltado para estudantes, profissionais, pesquisadores e pesquisadoras apoiadores e/ou militantes das lutas populares por direitos humanos possam compartilhar saberes, pesquisas e também contribuir com a auto organização do Instituto.

Além da programação que conta com uma conferência de abertura e duas mesas de debate, o IPDMS reforça mais uma vez os seus laços com as/os estudantes de graduação e pós-graduação por meio dos seus Espaços de Discussão em mais de treze temáticas. O edital para submissão de trabalhos permite apresentação de artigos e pôsteres, em momentos de debate que prezam pela discussão aprofundadas das pesquisas selecionadas.
Logo mais publicaremos informações sobre inscrições e hospedagem.

As datas previstas e sujeitas a alteração a ser deliberada pela CPP do 9º Seminário são as seguintes:

• 20 de março de 2023: publicação da chamada de trabalhos
• 18 de abril de 2023: prazo final para envio de artigos completos e/ou resumos expandidos para o endereço 9seminario@ipdms.org.br;
• 02 de maio de 2023: data prevista para a divulgação do resultado da avaliação dos artigos completos e resumos expandidos;
• 23 a 26 de agosto de 2023 – 9º Seminário “Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
o Credenciamento: 23 e 24 de agosto
o Abertura: 23 de agosto, a partir das 18 horas
o Espaços de Discussão: 24 e 25 de agosto
o Assembleia Geral do IPDMS: 26 de agosto (horário a definir)

Chamada de trabalhos – 9º Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais – 2023