Neste 2023, foi lançado o livro “O papel revolucionário do direito e do Estado: teoria geral do direito”, de Piotr Stutchka. Trata-se de obra inaugural da crítica marxista ao direito, publicada originalmente em 1921, mas que se encontra secundarizada no atual cenário de retomada dos estudos sobre direito e marxismo.
No intuito de debater sua contribuição, bem como a de seu autor, Moisés Alves Soares (UFJ) e Ricardo Prestes Pazello (UFPR) – organizadores da tradução feita diretamente do russo para o português por Paula Vaz de Almeida – coordenarão e ministrarão um minicurso em quatro encontros virtuais, entre abril e maio, sempre às quartas-feiras, às 19h, que será transmitido no canal do YouTube do IPDMS (youtube.com/ipdms).
O curso de extensão é organizado no âmbito do Curso de Direito da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com apoio do Núcleo de Direito Cooperativo NDCC – Ppgd/Ufpr do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Além dos organizadores e da tradutora, o minicurso contará com participação de José Gonzalo Trigoso Agudo, jurista e autor do prefácio boliviano (traduzido para a edição brasileira); e Carlos Rivera Lugo, professor porto-riquenho, que assina uma das orelhas da obra.
Venha conhecer e discutir sobre a primeira grande contribuição à teoria geral do direito no campo da Revolução de Outubro, redigida pelo revolucionário letão Piotr Stutchka.
🗓Agenda de encontros:
– 12/04/2023, 19h – Vida e obra do Lênin letão: lançamento de O papel revolucionário do direito e do Estado, de P. I. Stutchka
Convidados: Paula Vaz de Almeida (Tradutora) e José Gonzalo Trigoso Agudo (Bolívia)
– 26/04/2023, 19h – O que é o direito, para Stutchka?
– 10/04/2023, 19h – A dialética das formas do direito em Stutchka
– 31/05/2023, 19h – As contribuições de Stutchka para a história e a cultura jurídicas
Convidado: Carlos Rivera-Lugo (Porto Rico)
* A inscrição é necessária para emissão de certificado e recebimento das informações do minicurso.