Apresentação

O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez o Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais, um evento do IPDMS em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, nos dias 27 a 30 de abril. Esta sétima edição terá por tema “Mobilizações por Direitos e Políticas do Sistema de Justiça”, buscando dar conta da compreensão da luta dos movimentos sociais e os modos de criminalização que despontam no atual cenário político nacional e do desmonte dos direitos sociais e sua relação com a estrutura do capitalismo brasileiro. O sistema de justiça figura como elemento central nesses dois aspectos, tanto como promotor do retrocesso de direitos e garantias e na fragilização dos processos de resistência quanto como gestor da crise política e econômica, em ligação estreita com as faces problemáticas do capital financeiro e sua ideologia neoliberal.

Além da programação que conta com uma conferência de abertura e duas mesas de debate, o IPDMS reforça mais uma vez os seus laços com as/os estudantes de graduação e pós-graduação por meio dos seus Espaços de Discussão em mais de treze temáticas. O edital para submissão de trabalhos permite apresentação de artigos e pôsteres, em momentos de debate que prezam pela discussão aprofundadas das pesquisas selecionadas.

Por fim, a presença e o diálogo com os movimentos sociais têm caracterizado a política do Instituto, proporcionando uma troca franca que fortalece a relação íntima entre a ação de transformação e resistência e a produção de ferramentas analíticas que potencializem a observação da realidade a um incidência radical e consequente. A realidade brasileira demanda o olhar para o aparelho jurídico e o VII Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais existe para fazer essa mirada se constituir em práxis.

Logo mais publicaremos informações sobre inscrições e hospedagem.

Conheça a programação do VII Seminário

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Atenção: o término do prazo para submissão de trabalhos foi adiado para o dia 10 de março.

Participe dessa construção!

Comissão Político-Pedagógica