Forum da União de Nações Sulamericanas sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Industrialização na América do Sul

CERIMONIA INAUGURAL
2 de dezembro de 2013
18:00 – 20:00 horas
Local: Auditório  Pedro Calmon, Fórum de Ciência e Cultura
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Av. Pasteur 250, 2º anda, Urca – Rio de Janeiro 
Conferência Magistral  do Filósofo 
ENRIQUE DUSSEL

Reitor da Universidade Autônoma da Cidade do México
(Argentina, 1934 – )
O Filosofo argentino, Enrique Dussel, atual Reitor da inovadora Universidade Autónoma da Cidade do México, revelador das obras fundamentais da Crítica da Economia Política de Karl Marx com os livros: “La producción teórica de Marx: un comentario a los Grundrisse”;  Hacia un Marx desconocido: un comentario de los manuscritos de 61-63” e “El último Marx (1863-1882) y la liberación de Latinoamérica”. Ganhador do maior reconhecimento internacional na área de Ciências Sociais, o Prêmio Libertador ao Pensamento Crítico 2009, outorgado pelo Governo Bolivariano da Venezuela com o Libro “Política de la Liberación”.

Autor de 81 livros (disponíveis em http://www.enriquedussel.com/libros.htmltraduzidos nas principais línguas, iniciou seus estudos sobre Marx com os seus trabalhos sobre a tecnologia, tema que retoma sistematicamente.

Entre sus obras destacam:

§  El último Marx (1863-1882) y la liberación latinoamericana, Siglo XXI,  México, 1990 

§  Historia de la filosofía latinoamericana y filosofía de la liberación, Nueva América, Bogotá, 1994
§  Ética de la Liberación en la edad de la globalización y de la exclusión, Trotta, 3a. Ed., 2002, Hacia una filosofía política crítica, Desclée de Brouwer, Bilbao, 2001;
§  Beyond Philosophy: History, Marxism, and Liberation Theology, Rowman and Littlefield, Maryland, 2003;
§  20 Tesis de Política, Siglo XXI- CREFAL, México, 2006; Filosofía de la cultura y la liberación, Universidad Autónoma de la Ciudad de México, México, 2006;
§  Materiales para una política de la liberación, Plaza y Valdés, Madrid, 2007; Política de la Liberación. Historia mundial y crítica, Editorial Trotta, Madrid, Vols. I y II, 2007-2009.
Este FORUM se realiza como parte das decisões emanadas da VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sulamericanas – UNASUL (Lima, novembro de 2012) e tem como antecedente a Primeira Conferência da UNASUL sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região (Caracas, 27-30 de maio de 2013), que reuniu mais de 150 especialistas, intelectuais e autoridades da União com o objetivo de aprofundar a análise para a elaboração de uma estratégia continental de aproveitamento dos  recursos naturais para o desenvolvimento integral e sustentável da região.
Como  continuidade deste trabalho, a Secretaria Geral da UNASUL organiza o “Forum sobre Ciência, Tecnologia, Inovação  e Industrialização na  América do Sul.  Esta reunião contará com a participação de acadêmicos, cientistas e pesquisadores sobre o tema, autoridades políticas do Brasil e dos Estados membros da União e representantes das diferentes instâncias da UNASUL e da sociedade civil. 
Informações:
Ø  C&M Eventos (forounasur@cmeventos.com.br)