É com imensa alegria que comunicamos o lançamento da nova edição da “InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais”, numa parceria entre o Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília (PPGDH/UnB) e a editora Lumen Juris.

1. Capa

Nesta edição, o destaque vai para os 15 artigos que compõe o dossiê “Direitos, Gênero e Sexualidade”, organizado por Eder Fernandes Monica (PPGDS/UFF), Fabiana Cristina Severi (USP) e Roberto Efrem Filho (UFPB). Nos artigos, destaca-se a heterogeneidade da análise crítica sobre diferentes aspectos sociais, jurídicos, políticos e morais relacionados às discussões de gênero e sexualidade, com foco na radiografia das situações de opressão social e no debate sobre as alternativas de enfrentamento das violências e afirmação da igualdade de gênero e do respeito à diversidade sexual.

Nessa linha, duas entrevistas coletivas brindam a leitora e o leitor com um debate qualificado sobre a advocacia feminista e a mobilização das mulheres negras, no Brasil. Além disso, uma série de documentos históricos e poesias adicionam pitadas de discussão crítica, de memória social e de sensibilização poética ao debate do tema do dossiê, com destaque à revisitação do primeiro volume do Jornal Lampião da Esquina, de 1978, o primeiro jornal escrito sobre a temática LGBTI no Brasil, além da Carta das Mulheres à Constituinte, de 1987, que resgata o protagonismo da mobilização social das mulheres para defender à inclusão de suas pautas de direitos no debate sobre a, então, nova Constituição Federal, promulgada em 1988, que neste ano, 2018, completa 30 anos.

Enfim, esperamos que possam desfrutar desta leitura. E que difundam junto aos grupos de contato, pois a InSURgência é feita por todas e por todos que acreditam que só a luta social transforma a sociedade, e que a academia caminhe junto com este ideal!

O link para a nova edição também pode ser acessado clicando aqui.