Boas vindas à nova coluna “Direitos e Movimentos Sociais”Prezadas e prezados associadxs e demais parceirxs,
Temos a alegria de anunciar que esta semana iremos inaugurar uma parceria com o importante instrumento de comunicação popular que é o jornal Brasil de Fato.
Teremos uma coluna quinzenal, denominada “Direitos e Movimentos Sociais”.
Os tempos não estão fáceis, não é mesmo? Pensamos que a conjugação formação, resistência e aliança entre aqueles que buscam uma transformação profunda da realidade social é a nossa maior tarefa neste tempo histórico. Esta coluna pretende ser uma singela participação neste movimento.
Desde Junho de 2013 a cortina de pacificação social se afrouxa e as raízes autocráticas, racistas e patriarcais do Estado brasileiro extrapolam qualquer subterrâneo. O período do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer, desde 2016, afundou o barco da classe trabalhadora mais e mais, sob o comando orquestrado de forças financeiras e empresariais, midiáticas e dos poderes executivo, legislativo e o tão falacioso neutro judiciário.
Em fins de 2018, mais um soco no estômago das classes trabalhadoras – consciente ou não para parcela dela -, com a eleição à Presidência da República de um representante de um projeto de barbárie e retrocesso para nosso país.
Mas as primaveras têm sido muitas desde então – femininas e feministas, negras, jovens, LGBTs, sem teto e outras tantas. E cabem aos sujeitos insurgentes e organizados decifrarem esta realidade e construírem a resistência.
No mesmo sentido, cabe também a estes sujeitos desvendar as potencialidades (ou não) do direito nisso tudo. O IPDMS é um instituto contra-hegemônico, que agrega pesquisadores militantes e integrantes de movimentos sociais populares e esta é uma de nossas inquietações centrais.
A cada quinze dias, a partir desta semana, publicaremos textos das pessoas associadas ao Instituto, vinculadas aos mais variados Grupos de Trabalho, para, sob diferentes enfoques e referenciais, trabalharem essa relação entre direitos e movimentos sociais.
Participem desta construção, associando-se ao Instituto e entrando em contato com xs Coordenadrxs de GTs que pretendam ajudar a construir!
Abraços fraternos e insurgentes,
Secretaria Nacional do IPDMS