Com imenso pesar, o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) comunica o falecimento de nosso associado, André Filipe Pereira Reid dos Santos, em Vitória, no Espírito Santo.

Nascido em Macaé, no Rio de Janeiro, pai de 3 filhos, partiu aos 48 anos. Sociólogo, com doutorado (2008) e mestrado (2004) em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também se graduou em Direito (2002) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Exerceu a docência em várias instituições, dentre elas a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), o Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV), o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (CFO/APMES) e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), onde foi professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais.

Em 2015, André coordenou o quinto Seminário Nacional do IPDMS, em Vitória/ES, pintando a FDV de bandeiras, de pesquisa, de ternura. Como resultado de nosso primeiro seminário em uma instituição particular de ensino superior, recebeu na ocasião Moção de reconhecimento, por unanimidade da Assembléia Geral do Instituto. Além disso, em parceria com o IPDMS, organizou os dossiês “Direitos e movimentos sociais” (2016), na revista Panóptica, e “Infância e juventudes: direitos humanos políticas públicas e movimentos sociais” (2016), na Revista de direitos e garantias fundamentais, assim como o livro Saúde, direito e movimentos sociais (2020), dentre outras participações.

Em poema que compôs o número 0 de nossos Cadernos insurgentes: poesia crítica do direito (2015), ele escrevera:

Ah, quanta dor se ameniza nessa vida que se empilha e se equilibra!

E quanto ainda há por aprender!

Assim é que fica sua contribuição teórica na área da sociologia das profissões, em especial das profissões jurídicas no Brasil, bem como sua prática da pesquisa empírica, sua defesa da democracia e dos movimentos populares. Também, seus ensinamentos continuam em todas e todos que com ele trabalharam e por ele foram orientadas e orientados.

O velório está marcado para as 13h deste 27 de novembro de 2022 e o sepultamento para as 16h30, no cemitério Jardim da Paz, em Serra-ES.

***

V Seminário Nacional do IPDMS, em Vitória/ES

Programação do V Seminário

Moção de reconhecimento

Moção de reconhecimento

Dossiê “Infância e juventudes: direitos humanos políticas públicas e movimentos sociais” – Revista de direitos e garantias fundamentais

https://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias/issue/view/27

Cadernos insurgentes: poesia crítica do direito (n. 0)

Cadernos Insurgentes, nº 0: Poesia crítica do direito