Em memória da vida e da obra de Enrique Dussel

A América Latina perdeu ontem um de seus maiores intelectuais orgânicos. Nascido na Argentina em 1934, o filósofo Enrique Dussel faleceu na noite deste domingo (05/11/2023) aos 88 anos na Cidade do México, onde vivia desde 1975, deixando como legados mais de 70 livros, centenas de artigos, uma legião de admiradoras/es e um exemplo de vida dedicada à libertação dos povos latinoamericanos e de todo o Sul Global.

Um dos fundadores da Filosofia da Libertação, o professor Enrique Dussel também foi um expoente da Teologia da Libertação, do Giro Descolonial, da crítica ao Eurocentrismo e às mais diversas formas de negação do Outro. Produziu obras no campo da História, da Ética, da Política e da Estética, sempre sob o compromisso com a Alteridade oprimida, influenciando gerações de militantes e de intelectuais comprometidas e comprometidos com as lutas populares.

No Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), diversas associadas e diversos associados tiveram a oportunidade de dialogar com o professor Dussel e de inspirar-se em suas ideias para a produção teórica crítica e eticamente comprometida com as lutas por direitos. Por isso, mais que lamentar seu falecimento, celebramos a vida e a obra de Enrique Dussel, um dos gigantres do pensamento crítico de Nuestra América!

Enrique Dussel vive em sua obra, para sempre! Presente, presente, presente!

Brasil, 6 de novembro de 2023

Secretaria Nacional do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS)